domingo, 29 de julho de 2012

"Quêde meu sutaque?"

    Questão de sotaque sempre gera críticas, sempre se discute. Dessa vez quem está na berlinda é o piauiês de Chayenne (Cláudia Abreu em Cheias de Charme). O Sotaque carregado da rainha do eletroforró, gerou reclamações de piauienses  "aqui não se fala desse jeito!".  Sim realmente não falamos como a personagem por várias razões:
a) Chayzinha morava no nordeste, ao fazer sucesso mudou-se para uma mansão no sudeste, assim variando a região, variam os modos de falar. termos como "Quêde" "Pense numa..." e "Suas Curica" advindos do piauiês foram empregados para a fala da personagem. Note também que outros elementos piauienses como a culinária e a localidade de sobradinho se fazem presentes.
b) Chayzinha, é uma cantora com algum sucesso, a mansão suntuosa, joias e até o tratamento desigual das classes patroa x empregada demonstram a variação social.As diferenças  sociais e as diferenças entre grupos socioeconômicos são refletidos na linguagem, coexistindo na mesma sociedade o dialeto padrão correto, superior, e puro de caráter elitista (Na crise em que você teve que pagar uma fortuna ao fisco por você ter sonegado!? As joias eram minhas, Ernani!")  e o dialeto não padrão, considerados incorretos e inferiores, de caráter popular ("Eu vô te falá uma coisa pá tu").
c) Variantes também em niveis: lexical como em jerimum (Bahia) e abóbora (Rio de janeiro), gramátical e fonético fonológico regional como por exemplo em "vêrmelho"/ "vérmelho".
    Ofensa gratuita por algo natural como a variação linguistíca! A língua também é uma instituição social em que falantes se expressam de modos diferentes de acordo com o ambiente em que vivem, com quem vivem, como se relacionam com outros falantes e na situação em que estão inseridos podendo fazer alternância entre o caráter formal e informal da lingua. A língua é maleável e variante, porém com elementos estáveis, e até entre estes elementos estáveis mudam de classificação de acordo com os limites geográficos e territóriais; Ball,Pelota,Balle,Bal,Palla são designados para nomear o mesmo objeto: Bola. Sem mais estresse com relação a sotaques, de normativa já basta a gramática!






Nenhum comentário: